
CASA DA CIDADANIA MEDIÁTICA

Porquê?
Portugal enfrenta baixos níveis de literacia mediática, com cidadãos expostos à desinformação, manipulação e discursos de ódio.
As Conclusões do Conselho da União Europeia (2020) sublinham a urgência de novas abordagens de aprendizagem ao longo da vida e de promoção do pensamento crítico.
A Casa da Cidadania Mediática, da Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt), responde a este desafio criando um espaço intergeracional de aprendizagem prática onde se desenvolvem competências mediáticas, digitais e cívicas para uma participação informada e responsável na sociedade.
O que é?
A Casa da Cidadania Mediática, com sede em Torres Vedras é um espaço de encontro e um centro de formação, aprendizagem e experimentação onde todos – crianças, jovens, adultos e idosos – exploram o poder dos media para compreender, participar e transformar o mundo em todos os tipos de média atuais – podcasts, webradio, webTV, streaming, blogue, jornal-mural até em papel.
O envolvimento é direto, quer presencialmente quer em formato online.
Criar conteúdos, estruturar ideias e formas de comunicação, fazer verificação de factos (fact checking) num jornalismo cidadão para dar notícias reais e de proximidade.
Mais do que um lugar físico, a Casa da Cidadania Mediática, operada pela Rádio Miúdos, é uma comunidade viva que promove o pensamento crítico, a expressão livre e a participação informada na sociedade, numa troca intergeracional – Aqui, aprende-se fazendo.


